Sobe para 61 o número de mortos no Irão devido a sismo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Teerão, 12 nov (Lusa) - Pelo menos 61 pessoas morreram hoje no Irão e mais de 300 ficaram feridas no terramoto que abalou a zona da fronteira com o norte do Iraque, segundo as autoridades iranianas.

A televisão estatal iraniana relata pelo menos seis mortos e 200 feridos no Iraque, embora ainda não tenha havido reação oficial do governo iraquiano.

O balanço anterior, divulgado pela televisão estatal iraniana, dava conta de pelo menos 30 mortos no lado iraniano.

Segundo o Serviço geológico dos Estados Unidos, o terramoto atingiu 7,2 de intensidade na escala de Richter (que vai até 9) e o epicentro situou-se a 31 quilómetros da cidade de Halabja, no leste do Iraque.

O principal responsável dos serviços de emergência iranianos, Pirhossein Koulivand, afirmou que o sismo cortou a eletricidade em duas cidades.

O Irão situa-se numa zona sísmica onde ocorrem sismos quase diariamente. Em 2003, um sismo de magnitude 6,6 arrasou a cidade histórica de Bam, matando 26.000 pessoas.

APN // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.