Guiné Equatorial/Eleições: Partido governamental conta 78 mil votos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Malabo, Guiné Equatorial, 12 nov (Lusa) - O partido governamental da Guiné Equatorial tem já contabilizados mais de 78 mil votos nas eleições legislativas e autárquicas que se realizaram hoje, enquanto a principal força da oposição tem somente 1.096.

Em conferência de imprensa num momento em que estão contabilizados um terço dos votos de um universo de 300 mil eleitores do país, o presidente da junta eleitoral, que também é vice-primeiro-ministro e ministro do Interior, disse que "não se registaram incidentes" durante o dia, mas acusou a segunda força partidária com mais votos, "Cidadãos pela Inovação" (CI), de ter tentado "confundir os observadores".

Muitos "representantes do partido nas mesas de voto não assinavam as folhas de presença e retiravam-se quando chegavam os observadores", afirmou Clemente Engonga Nguema Onguene.

O ministro falava perante uma sala cheia de observadores internacionais, a maioria da União Africana, mas também representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e divulgou os resultados distrito a distrito.

O presidente da junta eleitoral referiu ainda que serão divulgados novos resultados na segunda-feira, das eleições para deputados - Senado e Câmara de Deputados -, e na sexta-feira serão anunciados os resultados das eleições autárquicas.

No entanto, os boletins de voto para o parlamento são os mesmos que os utilizados para a votação para as eleições municipais.

A agência Lusa tentou obter um esclarecimento sobre quais as diferenças que podem existir entre os resultados para os diferentes órgãos, mas não obteve resposta.

No distrito de Mongono, no interior do país, onde nasceu o Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, o Partido Democrático da Guiné Equatorial obteve até ao momento mais de 24 mil votos, enquanto as outras duas candidaturas nem sequer concorreram.

Em Malabo, capital, o segundo partido mais votado, CI, teve somente contabilizados até ao momento 56 votos, um quarto do número de apoiantes que estiveram no seu ultimo comício na cidade.

PJA/APN // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.