Venezuela: Oposição suspende diálogo com Governo até ter garantias de presença de ministros latino-americanos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 12 nov (Lusa) - A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) suspendeu hoje a reunião de diálogo com o Governo da Venezuela, prevista para quarta-feira na República Dominicana, até ter garantias de que ministros dos Negócios Estrangeiros latino-americanos acompanham o processo.

"Está em suspenso a reunião prevista para 15 de outubro, devido ao Governo não ter autorizado a presença, na mesma, dos ministros dos Negócios Estrangeiros de países latino-americanos, que acompanharão o processo de negociação para uma saída da crise política, económica e institucional de que a Venezuela padece", explica um comunicado divulgado em Caracas.

Segundo o documento, a oposição tem como propósito conseguir "condições eleitorais justas, para a reeleição presidencial de 2018 e materializar a urgente abertura de um canal humanitário de alimentos e medicamentos para o país".

"Os ministros do México, Chile, Paraguai, Bolívia e Nicarágua vão ser o garante do cumprimento dos acordos que surjam, razão pela qual não devem ser vistos com incómodos por qualquer das delegações", explica.

De acordo com o documento, "os representantes do Governo, até ao momento, não confirmaram a sua presença numa reunião de acompanhamento" com aqueles ministros.

O comunicado precisa que "a MUD [...] está preparada para um processo sério, com a participação de países amigos da Venezuela" e que "é o Governo que deve continuar em frente até cumprir com os compromissos neste sentido".

Representantes da MUD e do Governo do Presidente da Venezuela, anunciaram na sexta-feira que iriam iniciar, na próxima quarta-feira, um novo ciclo de diálogo, com uma reunião na República Dominicana.

A data foi confirmada pelo ministro venezuelano de Comunicação e Informação, Jorge Rodríguez, através de uma mensagem na sua conta de Twitter, depois de, na quinta-feira, a oposição anunciar que estava disponível para retomar o diálogo com o Governo, a fim de garantir transparência nas eleições presidenciais de 2018 e recuperar a democracia na Venezuela.

FPG // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.