Presidente venezuelano assegura que "nunca" se declarará em incumprimento

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 12 nov (Lusa) - O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, insistiu hoje que a Venezuela "nunca" se declarará em 'default' (incumprimento de pagamentos) e voltou a convocar os detentores de títulos da dívida para uma reunião para proceder à sua reestruturação e refinanciamento.

"Estão a especular que a Venezuela se declarará em 'default'. Nunca. O 'default' nunca chegará à Venezuela. A Venezuela sempre terá uma estratégia clara e agora a nossa estratégia é renegociar e refinanciar toda a dívida", disse Nicolás Maduro.

A posição do Governo venezuelano foi dada a conhecer em Caracas, durante o programa radiofónico e televisivo "Os domingos com Maduro", transmitido pelas rádios e televisões estatais venezuelanas.

Nicolás Maduro confirmou que chegou a um acordo com a Rússia para reestruturar o pagamento de 3.000 milhões de dólares (2.586 milhões de euros) da dívida venezuelana a Moscovo.

Por outro lado, anunciou que 414 investidores (91% dos detentores de títulos) de diversos países, entre eles dos EUA, Itália e Inglaterra, vão reunir-se na segunda-feira, no Palácio Branco, em Caracas, para encontrar "uma fórmula que beneficie as partes e garanta à Venezuela os direitos fundamentais".

Segundo o parlamento venezuelano, o Estado deve mais de 120 mil milhões de dólares (103,44 mil milhões de euros) a financiadores internacionais, metade deles em títulos de dívida.

Em 03 de novembro último, a Venezuela convocou os detentores de títulos de dívida do Estado para uma reunião, que decorrerá na segunda-feira, com o objetivo de renegociar o pagamento da dívida.

A convocatória foi feita pelo vice-presidente da Venezuela, Tarek El Aissami, que também é presidente da comissão especial para o refinanciamento da dívida externa venezuelana.

Em 02 de novembro último, o Presidente, Nicolás Maduro, anunciou uma reestruturação e refinanciamento total da dívida externa do país e dos títulos da Petróleos da Venezuela SA (PDVSA).

FPG // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.