Diogo Jota promete reação dos sub-21 de Portugal frente à Suíça

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Paços de Ferreira, Porto, 12 nov (Lusa) - O futebolista Diogo Jota reconheceu hoje que a Portugal tem faltado controlar melhor os jogos no arranque de qualificação para o campeonato da Europa de sub-21, mas prometeu reação e trabalho para tentar vencer a Suíça na terça-feira.

"Temos uma nova geração, jogadores que estão aqui pela primeira vez, temos de trabalhar e assimilar processos. Estávamos à espera de vencer a maior parte dos jogos, estes últimos dois (derrota na Bósnia-Herzegovina por 3-1 e empate 1-1 na Roménia) não foram como nós pretendíamos, mas o mais importante é tentar reagir e tentar regressar às vitórias", disse Diogo Jota.

O avançado do Wolwerhampton, equipa que lidera o 'Championship', o segundo escalão em Inglaterra, falou aos jornalistas durante o estágio em Paços de Ferreira, clube no qual se notabilizou e, por isso, falou de "um sítio especial" e de um regresso "sempre diferente", sem perder o foco nos objetivos da seleção que representa.

"Temos entrado bem, sempre a vencer, e, depois, falta-nos esse controlo, porque, a partir do momento que estamos na frente, temos de saber gerir e a alargar os resultados, para não correr o risco de as equipas chegarem à igualdade, como tem acontecido", sublinhou Diogo Jota.

Para Jota, de 20 anos, Portugal tem de controlar vários fatores, saber sobretudo "gerir bem o jogo", sendo essa, também, a receita para o jogo de terça-feira diante da Suíça, um adversário a quem reconheceu qualidade.

"Todos os jogos são difíceis. Sinceramente, ainda não vimos o seu trabalho em campo, vamos ver durante o dia de hoje e amanhã (segunda-feira), mas sabemos que é uma equipa com qualidade. Ainda agora golearam o seu último jogo. Sabemos que vai ser difícil e que vamos ter de trabalhar muito para os vencer", afirmou.

Com sete golos marcados pelo Wolwerhampton, menos três do que o seu colega de equipa Léo Bonatini e melhor marcador do campeonato, Jota fintou todas as questões laterais à seleção, desde a liderança do FC Porto, seu anterior clube, na I Liga portuguesa, ao sonho de representar a seleção principal.

Jota abriu uma breve exceção para dar conta do "orgulho" e dizer que é "bastante gratificante" assistir ao crescimento do Paços de Ferreira desde a sua saída, em 2016/17.

A comitiva lusa, já sem o avançado do Sporting Rafael Leão, dispensado devido a lesão, vai permanecer em Paços de Ferreira até terça-feira, dia em que defronta no Estádio Capital do Móvel a Suíça (17:30), no quarto encontro rumo ao Euro 2019, cuja fase final será disputada em Itália e San Marino.

Portugal integra o Grupo 8 e tem como adversários as congéneres do País de Gales, Suíça, Roménia, Bósnia Herzegovina e Liechtenstein.

A Roménia lidera o agrupamento, com 11 pontos, em cinco jogos disputados, seguindo-se Bósnia-Herzegovina (nove pontos em cinco jogos), Suíça (7/5), País de Gales (6/4), Portugal (4/3) e Liechtenstein (0/4).

CYA // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

Daymaro Salina: "A equipa está confiante de que vai ganhar"

O FC Porto “está confiante de que vai ganhar” e vai “surpreender” o Sporting de forma a impor ao líder “a primeira” derrota no campeonato no próximo sábado (20h00, Porto Canal/FC Porto TV). As palavras são do capitão, Daymaro Salina, que explicou que “o ponto forte tem de ser a defesa” e o apoio nas bancadas: “É um clássico, esperamos um pavilhão cheio para nos dar uma grande ajuda”. Os Dragões são segundos classificados com 35 pontos, menos quatro do que os lisboetas.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.