China e Taiwan colaboram num satélite conjunto para prever sismos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 12 nov (Lusa) -- A China e Taiwan fecharam um acordo para cooperarem num satélite de deteção de ondas eletromagnéticas que possa prever sismos.

O satélite será lançado no próximo ano, no âmbito de um projeto conjunto hoje revelado pelo jornal South China Morning Post.

Alguns sismos geram anomalias eletromagnéticas antes de ocorrerem, e este projeto pretende detetar esses fenómenos para tentar prever os sismos, que afetam com regularidade tanto a China como Taiwan.

Esta cooperação entre Pequim e Taipé representa um marco, principalmente tendo em conta a atual relação política entre as duas partes, desde a subida ao poder, no ano passado, da atual Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, de um partido independentista.

"Esta é a primeira vez. Nunca ouvi falar de cooperação com Taiwan de qualquer tipo neste campo. Este tipo de dados é normalmente secreto", disse ao jornal de Hong Kong Li Zaoshe, um investigador da Academia de Ciências da China, em Pequim.

Este secretismo prende-se com o facto de estes satélites poderem também ter um importante uso militar, como localização de estações de radar ou centros de lançamento de mísseis.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.