Coreia do Norte: Trump sublinha em Hanói que é preciso neutralizar o regime norte-coreano

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Hanói, 12 nov (Lusa) -- O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sublinhou hoje, durante uma visita ao Vietname, que todas as nações responsáveis devem atuar para garantir que a Coreia do Norte não continua a ameaçar o mundo.

"A segurança é um objetivo que deveria unir todas as nações civilizadas", disse Trump, numa conferência de imprensa com o Presidente vietnamita, Trang Dai Quang, à saída de uma reunião no palácio de Hanói.

"Queremos estabilidade, não caos. Queremos paz, não guerra", acrescentou.

Trump viajará hoje para Manila para participar na cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que arranca esta noite e termina na quarta-feira.

"Acredito que a cimeira da ASEAN vai ser algo muito, muito especial, e estou desejoso de participar. Também vamos discutir a crescente ameaça da Coreia do Norte", indicou.

"Como já disse na Coreia do Sul (...) todas as nações responsáveis devem atuar agora para garantir que o desonesto regime da Coreia do Norte não continua a ameaçar o mundo com um número inconcebível de mortes", disse Trump.

A ASEAN é formada pela Birmânia, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietname, mas em Manila vão também realizar-se reuniões bilaterais e multilaterais com os Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão, Índia, União Europeia e ONU.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.