Síria: Grupo Estado Islâmico recupera controlo da totalidade de Boukamal

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 11 nov (Lusa) -- O grupo extremista Estado Islâmico (EI) recuperou às forças do regime sírio o controlo total de Boukamal, uma cidade estratégica no leste da Síria próxima da fronteira iraquiana, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"O EI recuperou totalmente Boukamal. As forças do regime e as milícias aliadas encontram-se agora a um ou dois quilómetros da periferia da cidade", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Na quinta-feira, as forças do regime de Bashar al-Assad, apoiadas pela aviação russa, anunciaram ter conquistado Boukamal, a última cidade do país nas mãos do EI.

A ofensiva do regime sírio em Boukamal é realizada também por milicianos iraquianos, combatentes do movimento xiita libanês Hezbollah e Guardas da Revolução iranianos, segundo o observatório.

Mas os 'jihadistas' recuperam a totalidade da cidade hoje através de "emboscadas e de atentados com carros armadilhados, assim como ataques à bomba", indicou Rahmane.

Segundo o diretor do OSDH, o EI fez crer às forças pró-regime que tinham conseguido o controlo da cidade para depois as poder atacar melhor.

Nos últimos dias, as forças envolvidas no combate ao Estado Islâmico de um lado e do outro da fronteira sírio-iraquiana coordenaram as suas ações.

As forças iraquianas lançaram hoje uma ofensiva sobre a última bolsa 'jihadista' no país, no deserto ocidental fronteiriço à Síria.

PAL // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.