Sobe para 45 o número de casos confirmados de legionella

Sobe para 45 o número de casos confirmados de legionella
| País
Porto Canal com Lusa

O número de casos de infetados pelo surto de 'legionella' em Lisboa subiu para 45, mais um face ao anterior balanço, mantendo-se em quatro o número de mortos, anunciou este sábado a Direção-geral da Saúde.

Os dados preliminares sujeitos a validação publicados no 'site' da Direção-geral da Saúde pelas 18:00 dão conta de 45 casos confirmados de doença dos legionários desde 31 de outubro, 26 (58%) do sexo feminino, 32 (71%) com idade igual ou superior a 70 anos.

Do total de casos, oito tiveram alta clínica, 26 estão atualmente internados em enfermaria e sete em unidades de cuidados intensivos.

O surto de 'legionella' no hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, provocou quatro mortes.

A 'legionella' é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.