Catalunha: Milhares desfilam em Barcelona pela libertação de dirigentes independentistas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, Espanha, 11 nov (Lusa) -- Várias dezenas de milhares de manifestantes encheram hoje uma avenida do centro de Barcelona, no início de uma marcha para exigir a libertação de 10 dirigentes independentistas catalães.

Estão detidos por "sedição" os presidentes da organização Assembleia Nacional Catalã (ANC), Jordi Sanchez, e do sindicato Omnium Cultural, Jordi Cuixart, e oito ex-membros do governo catalão destituído após a declaração de independência.

A mobilização deve servir de teste para o movimento independentista, após o fracasso da declaração unilateral de independência de 27 de outubro e antes das eleições regionais convocadas para 21 de dezembro.

À frente da manifestação, onde eram visíveis rostos do independentismo e familiares dos detidos, iam duas faixas escritas em catalão: "Liberdade para os presos políticos" e "Somos uma república".

Segundo imagens da televisão, os manifestantes encheram uma avenida que conduz à praia de Barcelona, alguns com cartazes que diziam "SOS democracia" e outros com bandeiras independentistas.

A manifestação foi convocada pelas poderosas organizações separatistas ANC e Omnium e o presidente do executivo catalão destituído Carles Puigdemont -- alvo de um mandado de detenção europeu por se encontrar na Bélgica -- apelou aos independentistas para fazerem ouvir um "clamor" na concentração.

Os organizadores esperavam a mesma afluência que durante as concentrações em massa no dia da festa nacional catalã, a Diada, a 11 de setembro.

Após a declaração unilateral de independência, o Governo espanhol do conservador Mariano Rajoy ativou o artigo 155 da Constituição, suspendendo a autonomia da região, destituiu o executivo, dissolveu o parlamento e convocou eleições regionais.

PAL // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.