Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Seul e Washington iniciam manobras com três porta-aviões dos EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 11 nov (Lusa) -- A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciam hoje manobras militares na península coreana em que participam três porta-aviões nucleares norte-americanos.

Os porta-aviões de propulsão atómica USS Ronald Reagan, USS Nimitz e USS Theodore Roosevelt participam no exercício, que começa hoje e dura até quarta-feira no Mar do Japão, confirmou hoje o Estado Maior Conjunto sul-coreano.

É a primeira vez que o Pentágono realiza um exercício com estas características com a marinha sul-coreana, sendo estas as primeiras manobras, em dez anos, a envolverem três porta-aviões.

A última vez que três navios norte-americanos deste tipo participaram num simulacro foi em 2007, em águas perto da ilha de Guam.

Num comunicado do Estado Maior Conjunto sul-coreano é explicado que o exercício pretende fortalecer e expandir a estratégia de dissuasão dos aliados, de modo a evitar novas "provocações" do regime de Pyongyang no que toca ao teste de armas.

Estes exercícios acontecem depois de os dois países acordarem, na sua reunião anual de política defensiva, expandir o "destacamento rotativo" de ativos militares estratégicos norte-americanos na península, como porta-aviões, submarinos ou bombardeiros.

As manobras estão em linha com a mensagem enviada nos últimos dias pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, na sua viagem pela Ásia.

Durante a visita à Coreia do Sul, Trump condenou duramente o regime de Kim Jong-un e mencionou em duas ocasiões o posicionamento dos três porta-aviões na zona.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Atentado no nordeste da Nigéria faz pelo menos 50 mortos

MaidugPelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa.

Morreu Charles Manson, um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos

Um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos Charles Manson, líder de uma seita que nos anos 1960 matou várias pessoas, morreu com 83 anos no domingo à noite, anunciaram responsáveis da administração penitenciária da Califórnia.

Zimbabué: Mugabe resigna cargo de Presidente - oficial

Harare, 21 nov (Lusa) - O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, resignou hoje ao cargo "com efeito imediato", ao fim de 37 anos no poder, anunciou o presidente da câmara baixa do Parlamento.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS