Proprietários afetados pelos incêndios temem que medidas sejam insuficientes para travar preço da madeira

Proprietários afetados pelos incêndios temem que medidas sejam insuficientes para travar preço da madeira
| País
Porto Canal com Lusa

Os proprietários das zonas da região Centro afetadas pelos incêndios esperam que as medidas do controlo do preço da madeira cheguem rapidamente ao terreno, mas acreditam que serão insuficientes.

Em Pedrógão Grande, as serrações não têm mãos a medir para tantas toneladas de pinheiro que tem de ser cortado na zona queimada - ainda há muito por cortar e a madeira desvaloriza a cada dia que passa, ganhando uma cor azulada e furos de insetos.

Já nos concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro, o trabalho mal começou e a maioria dos proprietários aguarda que as medidas previstas pelo Governo cheguem ao terreno.

No entanto, o anúncio de uma linha de crédito para o parqueamento da madeira queimada de resinosas e um sistema simplificado de cotações de mercado de produtos florestais poderão não ser suficientes.

"O que está previsto é apoiar os madeireiros, os operadores florestais, na compra da madeira, desde que comprem a um preço mínimo estabelecido. Mas que garantia depois têm de que a madeira vai ser vendida a um preço superior a esse preço mínimo estabelecido de forma que possam ganhar a sua margem?", afirmou à agência Lusa o presidente da CAULE - Associação Florestal da Beira Serra, Vasco Campos, que representa seis concelhos afetados pelos incêndios de 15 de outubro, onde se estima haver mais de 6.500 proprietários.

Vasco Campos sublinha ainda que há quatro fábricas na região que recebiam madeira e que ficaram "profundamente afetadas" pelos fogos, para além dos vários madeireiros com equipamento destruído.

Ou seja, há uma menor capacidade para cortar madeira e uma maior dificuldade em escoá-la, o que já tem levado a uma redução do preço na região.

Para o presidente da CAULE, o Estado deveria incentivar os madeireiros "a comprar a madeira a um determinado preço", com a garantia de que a madeira comprada "a esse preço seria vendida pelo próprio Estado às fábricas", permitindo uma margem de lucro para os madeireiros.

Numa serração de Pedrógão Grande, há cerca de cinco mil toneladas armazenadas de pinheiro queimado do incêndio de junho.

"Não há mãos a medir", sublinha Joaquim António Caetano, sócio-gerente da empresa, referindo que por ali tentam lutar contra o tempo - o pior inimigo da madeira queimada.

Joaquim vai apontando para a madeira azulada e furada por insetos que vai aparecendo com cada vez maior frequência para explicar o porquê de não poder pagar um preço mais elevado.

"Em três toneladas, fazíamos um metro cúbico [de madeira boa]. Agora, tirando a madeira furada e a madeira azul para fora, é preciso quase quatro toneladas para fazer um metro cúbico ou até cinco toneladas", realça, referindo que também a casca, que era exportada, perde todo o seu valor estando queimada.

"O preço que oferecemos aos proprietários é diferente, porque também não recebemos o que recebíamos. Comprava a madeira a 40 euros a tonelada. Hoje, estou a comprá-la a 30 e mesmo assim tiramos menos do que nos 40 euros de madeira verde", explica.

José Costa, presidente da União de Freguesias de Cepos e Teixeira, em Arganil, ainda não vendeu qualquer madeira ardida dos baldios de Cepos e Casal Novo - cerca de 500 hectares povoados por pinheiro bravo com 150 compartes.

"Estamos à espera e a aguardar que o Estado ponha algum controlo nisso", contou à Lusa José Costa, acreditando que a única saída é garantir "um preço justo por metro" cúbico.

Em Oliveira do Hospital, Luís Brito, proprietário florestal, diz que as medidas são bem-vindas, mas acredita que não haverá capacidade da indústria "para tanta madeira".

"Não vejo solução. Não sei qual será a solução. Penso que toda esta madeira vai apodrecer no terreno", conta.

Luís Brito tinha 70 hectares de pinheiro bravo e manso, carvalhos, freixos e cerejeiras bravas espalhados por Tábua, Nelas e Oliveira do Hospital, que tratava como se fossem "um autêntico jardim".

"Andava a plantar para os meus filhos e os meus netos cortarem e agora não vou retirar rendimento nenhum do que ardeu", constata o proprietário, que está a tentar "desesperadamente vender a madeira", mas, com o fecho temporário das grandes fábricas, os madeireiros estão a recusar-se a comprar.

Para Luís Brito, a solução não poderá passar somente pela garantia de um preço justo pela madeira, mas por uma abordagem que entenda a floresta como algo mais que madeira para ser cortada.

"O ambiente terá de ser pago por todos nós, pelos nossos impostos, pelas pessoas que não vivem aqui, que vivem nas cidades, mas que precisam de oxigénio, que precisam da floresta para viver", disse.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".