Governo estuda novas fontes de financiamento para Ação Social das Forças Armadas

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 nov (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, anunciou hoje que o Governo está a estudar novas fontes de financiamento para o Instituto de Ação Social das Forças Armadas, afirmando que a instituição, como está, "não é sustentável".

"O IASFA tal como está não é sustentável e temos de enfrentar essa questão o mais depressa possível", afirmou Azeredo Lopes, no debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2018 para a área da Defesa, numa audição conjunta das comissões parlamentares de Finanças e Defesa Nacional.

O ministro adiantou que a questão "vai ser trabalhada conjuntamente com os ministérios das Finanças, da Defesa Nacional e da Saúde por forma a encontrar fontes de financiamento que não resultem apenas das contribuições dos utentes".

Azeredo Lopes disse que a alteração ao modelo de financiamento do IASFA, que acumula um buraco financeiro de 65 milhões de euros, não vai "contender com os direitos dos utentes, que estão intocados".

Contudo, advertiu, "uma instituição não pode funcionar em circunstâncias onde se antevê em termos anuais um passivo no mínimo de 12,7 milhões de euros", num momento em que há mais "beneficiários do que contribuintes líquidos".

SF // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.