Técnico Superior da ARS-Norte acusado de corrupção conhece hoje a sentença

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 nov (Lusa) -- O Tribunal de São João Novo, no Porto, agendou para hoje a leitura da sentença no caso de um técnico superior da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte acusado de corrupção agravada em adjudicação de obras.

O arguido está acusado de, entre 2006 e 2015, acordar com um conjunto de construtores que, em troca da adjudicação de determinada obra, estes teriam de lhe pagar 10% da fatura da empreitada, antes de impostos, tendo recebido mais de 460 mil euros.

Obrigado à permanência na habitação com vigilância eletrónica e suspenso de funções, o arguido terá, segundo a acusação, forjado a realização de obras ou melhoramentos em centros de saúde da região Norte que nunca se realizaram.

A acusação nota ainda que foram "múltiplas" as situações em que o arguido fez constar dos documentos que submetia para apreciação superior a aplicação de materiais ou equipamentos que não foram utilizados ou foram por valores substancialmente inferiores.

Com estes procedimentos conseguiu centenas de milhares euros, sustentou o Ministério Público.

"Limitado pela exigência legal que impede a adjudicação por ajuste direto de obras de valor superior a 150 mil euros, instruía os empreiteiros com quem se conluiava para constituírem novas empresas para permitir a contratação e contornar aquela imposição legal", lê-se ainda.

Após uma busca realizada à sua casa e a um cofre instalado num banco, as autoridades encontraram mais de 500 mil euros em dinheiro, dezenas de relógios de elevado valor e objetos em ouro.

No início do julgamento, em maio, o arguido confessou os factos, revelando a existência de um "esquema generalizado de corrupção na adjudicação de obras" na ARS-Norte.

O suspeito confessou que recebia o dinheiro em envelopes, após o fim das obras.

No âmbito deste processo, o Ministério Público (MP) acusou outro arguido de um crime de corrupção ativa.

A leitura da decisão judicial está marcada para as 14:00 no Juízo 3 do Tribunal de São João Novo, no Porto.

SYF // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.