Web Summit: Ministro do Planeamento destaca presença de mais empresas e participantes

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 nov (Lusa) - O ministro do Planeamento e das Infraestruturas destacou hoje o facto de a edição deste ano do evento Web Summit ter atraído mais empresas e mais participantes, apontando que a conferência tecnológica "está a afirmar-se" em Lisboa.

"Estamos com muitos mais 'stands' este ano, portanto há mais inovação, há mais ideias a percorrer a Web Summit este ano", disse o ministro à agência Lusa, no final de uma visita ao recinto da conferência que termina hoje no Parque das Nações, em Lisboa.

Em 2016, passaram pela capital mais 53 mil pessoas, de 166 países, incluindo 15.000 empresas, 7.000 presidentes executivos e 700 investidores de topo e 2.000 jornalistas internacionais.

Segundo a organização, nesta segunda edição do evento em Portugal, participam 59.115 pessoas de 170 países, entre os quais mais de 1.200 oradores, duas mil 'startups', 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.

"Uma vez mais passaram por aqui milhares e milhares de pessoas, as oportunidades de negócio geram-se", advogou.

Na opinião de Pedro Marques, "a Web Summit está a afirmar-se como um grande espaço de inovação e da economia portuguesa".

"Com eventos como a Web Summit, mas com o ambiente empresarial que se foi gerando nos últimos anos, o país tem conseguido ter sucesso na atração de investimento", que "está a crescer muito", elencou.

O governante apontou também que Portugal está "sobretudo" a ser cada vez mais "um país reconhecido internacionalmente como um país de inovação".

"Este ecossistema das 2start-ups', dos 'inovation hubs', de tudo o que temos vindo a conseguir gerar nas nossas principais cidades, e depois com eventos como este, como a Web Summit, põem Portugal na linha da frente da economia digital e da transformação digital da economia", explicou.

Pedro Marques destacou também a forma como "tantos e tantos empreendedores procuraram este espaço para detetar oportunidades de virem ao encontro das capacidades de inovação, das instalações que Lisboa tem, físicas e digitais, para estas empresas se instalarem".

Na opinião do ministro, os temas abordados na conferência e que "estão a transformar a economia mundial, estão também a transformar setores" como aqueles que tutela.

Na área das infraestruturas "Portugal até liderou" a "introdução do digital e a introdução da conectividade na mobilidade, e isso vai continuar a acontecer de certeza, de forma muito, muito significativa", lembrou.

"E as nossas empresas da área dos transportes, da área da mobilidade têm também de se preparar para essa revolução. Estamos muito empenhados nisso", vincou.

A conferência de tecnologia e empreendedorismo Web Summit termina hoje, no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

Segundo a organização, nesta segunda edição do evento em Portugal, participam 59.115 pessoas de 170 países, entre os quais mais de 1.200 oradores, duas mil 'startups', 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.

FYM // HB

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.