Web Summit: Marcelo preocupado com "demasiados políticos" que "negam a realidade"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 nov (Lusa) -- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou hoje a sua preocupação com a existência de "demasiados políticos" que "negam a realidade" relativamente às alterações climáticas, salientando que Portugal permanece fiel aos Acordos de Paris.

"Estou preocupado com muitos políticos, demasiados decisores que negam a realidade, negam as alterações climáticas. Portugal continua empenhado nos Acordos de Paris. Mas muitos políticos não estão a atender a esta revolução. Sou professor de Direito e posso dizer que o Direito e a política estão muito atrás da ciência, tecnologia, economia e finanças", disse, no palco central da Web Summit, que hoje terminou em Lisboa.

Na sua curta intervenção, o chefe do Estado agradeceu aos participantes na cimeira sobre tecnologia, mas também aos "milhares espalhados pelo mundo" que se dedicam a este tema, a "revolução científica e tecnológica" que estão a protagonizar.

"Vocês estão a fazer uma. Vocês são os transformadores porque estão a mudar o mundo. Estão a mudar a sociedade, economias, cultura e a forma de viver", salientou.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou-se ainda "orgulhoso de Portugal e dos portugueses", que " está a mudar" aceleradamente.

"Portugal tem feito uma mudança nos centros de investigação e nas universidades, nas redes internacionais. Temos alguns dos melhores cientistas. Isto é uma ocasião de um salto para a frente também neste domínio", afirmou, já à saída do Pavilhão Atlântico, onde decorreu a cimeira.

O Presidente da República manifestou ainda o desejo de que, não apenas no próximo ano, mas "nos próximos", Portugal volte a ser o anfitrião do importante evento de tecnologia que hoje se encerra.

A Web Summit terminou hoje em Lisboa.

PGF // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.