CIP escreve a António Costa a lembrar que faltam duas medidas do Programa Capitalizar

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 nov (lusa) - A CIP enviou hoje uma carta aberta ao primeiro-ministro, António Costa, onde solicita que, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2018, sejam introduzidas duas medidas em falta do Programa Capitalizar.

Em causa está "o alargamento do regime da remuneração convencional do capital social a aumentos de capital social com recurso aos lucros gerados no próprio exercício e no incentivo, em sede do IRC, aos sócios que façam entradas de capital para sociedades que já tenham perdido metade do seu capital social", lê-se no comunicado da Confederação Empresarial de Portugal.

"Este incentivo apenas se encontra consagrado em sede de IRS, não abrangendo por isso os sócios que sejam pessoas coletivas, o que limita o seu alcance", acrescenta a CIP.

A confederação liderada por António Saraiva considera tratar-se de "uma questão de coerência política e de cumprimento de compromissos assumidos", uma vez que as medidas em causa foram aprovadas pelo Conselho de Ministros em junho.

A resolução aprovada nessa altura "refere explicitamente que as medidas seriam concretizadas na proposta de lei para o próximo Orçamento do Estado, o que não aconteceu", destaca a CIP na carta ao primeiro-ministro.

Para a confederação empresarial, as medidas em falta "visam alterar o favorecimento que o nosso sistema fiscal concedeu ao financiamento das empresas por recurso à dívida, por oposição ao capital próprio".

"Foi, assim, com incredulidade e preocupação que a CIP constatou a ausência destas medidas na proposta de Orçamento do Estado para 2018, apelando agora à correção desta lacuna na implementação daquela que constitui, no seu entender, uma das mais importantes reformas estruturais em curso em Portugal", conclui a confederação.

DF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".