Ministro admite falha técnica na base do surto de Legionella

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 nov (Lusa) - O ministro da Saúde afirmou hoje que terá havido uma falha técnica na base do surto de legionella no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que infetou até ao momento 35 pessoas e causou dois mortos.

Em conferência de imprensa em Lisboa, Adalberto Campos Fernandes disse que "não se infetam 35 pessoas com uma ausência de falha. Trata-se provavelmente de uma falha técnica".

O ministro considerou irresponsável atribuir este surto a uma falta de financiamento para a manutenção dos equipamentos dos hospitais.

Campos Fernandes adiantou que pediu à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde para acompanhar as investigações em curso sobre o surto, entendendo também como importante o "acompanhamento do Ministério Púlico".

O surto de 'legionella' no hospital São Francisco de Xavier, em Lisboa, infetou até ao momento 35 pessoas e provocou dois mortos, mas ainda não está esclarecida a origem do foco de infeção.

ARP // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".