CDS quer antigo e atual comandantes da Proteção Civil no parlamento

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 nov (Lusa) - O CDS-PP vai requerer audições com o antigo e o atual comandantes nacionais da Proteção Civil na comissão de Assuntos Constitucionais, anunciou o deputado Telmo Correia.

Os centristas pedem a presença do antigo e atual responsáveis máximos da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) no parlamento argumentando também com a necessidade de esclarecimento sobre a não utilização de meios existentes, como o 'software' de apoio e vigilância do SIRESP TRACES, conforme noticia hoje o jornal Público.

Os motivos da demissão de Joaquim Leitão, após a divulgação do relatório da comissão técnica independente sobre o incêndio de Pedrógão Grande e do estudo de Xavier Viegas, que apontam "falhas e falta de meios", são outras das razões invocadas pelo CDS.

"De igual modo, é importante ouvir o novo responsável da ANPC, o general Mourato Nunes, a fim de podermos perceber quais os planos deste novo responsável, o que pretende mudar ou fazer de forma diferente, ou se considera os meios existentes suficientes e de que meios eventualmente necessita", lê-se no requerimento.

A audição deverá realizar-se após o período de discussão do Orçamento do Estado para 2018 na especialidade.

O Ministério da Administração Interna indigitou o antigo comandante geral da GNR Carlos Manuel Mourato Nunes para presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, na sequência da demissão, em meados de outubro, de Joaquim Leitão daquele cargo.

ACL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.