Monumental Palace Hotel rescinde contrato com agrupamento liderado pela Soares da Costa

| Norte
Porto Canal com Lusa

A administração da Mystic Invest, dona do Monumental Palace Hotel (MPH), anunciou esta segunda-feira que rescindiu "com efeitos imediatos" o contrato de empreitada celebrado com o agrupamento de empresas liderado pela Soares da Costa.

Atualizado 07-11-2017 11:42

Em causa está a empreitada de construção e reabilitação do hotel, localizado na Avenida dos Aliados, no Porto.

A Mystic Invest diz ter notificado no domingo a administração da Soares do Costa da sua decisão de rescisão de contrato, procedendo de seguida "o controlo da obra, tendo convidado de forma ordeira e pacífica, o vigilante presente na obra, e único representante do ACE [Agrupamento Complementar de Empresas] no local, a retirar-se do espaço, o que foi cumprido no final do seu turno, por volta das 18:00", na presença da PSP do Porto.

A Soares da Costa, por sua vez, tinha divulgado no domingo, em comunicado, que vários trabalhadores seus foram expulsos da obra devido a uma "ação violenta" de seguranças privados enviados pela proprietária do espaço.

A Soares da Costa, que conduz os trabalhos de reabilitação do espaço, e a proprietária do mesmo mantêm um diferendo que vai ser resolvido em tribunal, porque a Monumental Palace acusa a construtora de "incumprimento contratual e utilização indevida dos meios afetos à recuperação do Hotel Monumental, no Porto".

Segundo a Mystic Invest, "não houve qualquer situação de confronto durante o processo, sendo totalmente falsas as informações prestadas em comunicado pela Soares da Costa".

"As declarações do comunicado do ACE, liderado pelo Dr. Joaquim Fitas, CEO [presidente executivo] da Soares da Costa, só podem ser entendidas como uma manobra de vitimização e tentativa de manipular a atenção pública dos problemas reais da Soares da Costa: a total incapacidade em cumprir com o contrato de empreitada, bem como de garantir as condições do normal funcionamento dos colaboradores da sua responsabilidade, que saberão julgar, porque já o entenderam por certo, do carácter e capacidade da sua administração", acusa.

A dona do hotel refere ainda que a decisão de rescisão do contrato, tomada no domingo, "resultou de uma cuidada e apurada análise feita nos últimos dias a todo o processo da empreitada estabelecida em sede de contrato, e à realidade atual da obra, tendo-se concluído que o ACE se mostra incapaz de cumprir o projeto e de suportar os termos constantes do contrato".

Segundo o MPH, a Soares da Costa, nomeadamente, não apresenta as garantias bancárias a que se obriga, não garante a manutenção das suas equipas em obra, apresenta "uma total incapacidade financeira para cumprir com as suas obrigações", e demonstra "total incapacidade para cumprir os prazos de conclusão da obra estabelecidos de mútuo acordo". "Acresce ainda a evidente descoordenação da equipa de gestão da empreitada, que se foi evidenciando ao longo dos meses", acrescenta.

O contrato assinado em 2015 entre o MPH e o ACE "estabelece um conjunto de pressupostos e prazos de trabalho que, passados dois anos sobre a assinatura do contrato, se encontram por cumprir, apresentando a empreitada um atraso irrecuperável de mais de seis meses à data de hoje".

O MPH acusa ainda o agrupamento de empresas de incumprimento para com os seus colaboradores "ao não garantir os seus salários levando a que, de forma inteiramente legítima, esses mesmos colaboradores se tenham visto obrigados a interromper os trabalhos em curso na empreitada, criando um novo ciclo de atrasos e de indefinições acerca do futuro da obra".

"Perante este cenário de incapacidade e não havendo mínimas garantias futuras, não restou outra alternativa à administração da Mystic Invest que não fosse a rescisão do contrato por forma a proteger e salvaguardar o seu investimento e o bom-nome do grupo", clarificou.

O MPH irá agora "tomar todas as diligências necessárias para garantir a continuidade e conclusão da empreitada da obra, empregando para tal os meios próprios que considerar pertinentes, e recorrendo ao mercado para encontrar soluções mais capazes".

A administração da Mystic Invest manifestou-se ainda disponível para averiguar a existência de soluções, dentro do enquadramento legal e laboral atualmente em vigor, que permitam integrar os colaboradores afetos à obra no cenário de continuidade da mesma e seguindo sugestão proposta pelo Sindicato da Construção de Portugal.

A Soares da Costa relatou, então, no domingo, em comunicado, que o MPH "ocupou" o local da obra e "expulsou" os trabalhadores, negando-lhes o acesso ao local de trabalho.

"Esta ação estará relacionada com os acontecimentos mais recentes na obra, nomeadamente uma greve -- convocada devido a um atraso de três dias no pagamento de salários -- e a ameaça feita na comunicação social de denúncia do contrato de execução da obra do referido hotel", indicou a Soares da Costa, acrescentando que participou a ocorrência à PSP do Porto.

A construtora, que afirma lamentar e não se rever neste tipo de atitudes, assegura ainda que "está a avaliar a situação do ponto de vista jurídico".

Por outro lado, diz que "os mais de cem trabalhadores que têm estado a executar a obra (...) ficam sem posto de trabalho a partir deste momento".

Tanto em relação aos trabalhadores como em relação aos "prestadores de bens e serviços", a Soares da Costa "tentará encontrar uma solução digna e que vá ao encontro dos seus interesses".

Na sexta-feira, o MPH anunciou que iria acionar judicialmente a construtora Soares da Costa por incumprimento contratual e utilização indevida dos meios afetos à recuperação do hotel.

No mesmo dia, os trabalhadores da Soares da Costa fizeram greve devido à existência de salários em atraso e concentraram-se junto às obras do referido hotel.

Horas mais tarde, a Soares da Costa negou o desvio de verbas do contrato, mas admitiu "dificuldades nos últimos anos", resultante de um conjunto de fatores internos e externos "agravados pela crise do setor da construção civil e obras públicas e pela situação económica em alguns mercados onde está presente".

No mesmo comunicado, a Soares da Costa disse que ainda acreditava ser possível ultrapassar a "situação difícil" da empresa, mostrando-se "disponível para encontrar uma solução em diálogo com todos os parceiros, colaboradores, clientes e fornecedores".

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.