Sobe para 26 o número de casos de legionella diagnosticados no hospital São Francisco Xavier

| País
Porto Canal com Lusa

O número de casos diagnosticados de pessoas infetadas com 'legionella', no hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para 26, anunciou este domingo a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas.

Atualizado 06-11-2017 12:00

Em conferência de imprensa no hospital, a responsável precisou que, dos 26 casos até agora diagnosticados de doença do legionário, um doente se encontra numa unidade de saúde privada, outro teve alta, um terceiro está no Hospital Pulido Valente, dois na unidade de cuidados intensivos do hospital São Francisco Xavier e os restantes encontram-se internados no hospital Egas Moniz.

Apesar das medidas adotadas para deter o surto de 'legionella' na rede de água do hospital, de acordo com "as melhores práticas internacionais", Graça Freitas não descartou a hipótese de surgirem nos próximos dias mais casos, devido à existência de um período de incubação da bactéria causadora da doença.

Presente na mesma conferência de imprensa, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, deu à Direção-Geral de Saúde (DGS) e ao Instituto Nacional de Saúde (INSA) "um prazo máximo de duas semanas" para apresentarem ao Governo um relatório preliminar sobre este surto da doença do legionário.

Tal como a diretora-geral de Saúde e a diretora do hospital São Francisco Xavier, Rosa Pérez, também o ministro sublinhou que tudo foi feito de acordo com as normas para solucionar o problema, mas deixou uma ressalva.

"Naturalmente, se houver necessidade de introduzir algumas medidas corretivas, elas serão introduzidas", declarou.

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.