Câmara do Porto espera rebocar 36 mil veículos ligeiros em 3 anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 06 jun (Lusa) -- A Câmara do Porto quer abrir um concurso público internacional para contratar por 855 mil euros (sem IVA) um serviço de reboques que estima poder remover 36 mil veículos ligeiros e 55 pesados em três anos.

Na proposta a que a Lusa teve hoje acesso e que vai ser votada na reunião camarária de terça-feira, escreve-se que "os números estimados de viaturas a remover durante a vigência do contrato é de 36 mil para veículos ligeiros e de 55 para pesados".

"O horário geral da prestação de serviços será das 09:00 às 22:00, todos os dias úteis, devendo o prestador de serviços afetar, no mínimo, quatro viaturas ao serviço" e uma delas "deverá possuir características para remoção de veículos pesados", escreve-se no caderno de encargos do procedimento.

Nas condições do contrato a celebrar, a Câmara determina que depois do pedido de intervenção dos reboques "o tempo médio de resposta não poderá ser superior a 15 minutos".

O período máximo para a remoção das viaturas é de 30 minutos para os ligeiros e de 90 minutos para os pesados.

A proposta do vereador da Fiscalização e Proteção Civil, António Sousa Lemos, alerta que "em 2012 vigorou um contrato com idêntico objeto", ao qual a Lei do Orçamento do Estado para 2013 impôs uma redução de 10%, o equivalente a menos 95 mil euros.

Na "projeção plurianual de encargos" (com IVA) apresentada no documento, aponta-se para um gasto de 87 mil euros em 2013, de 350,5 em 2014 e 2015 e de 262,9 mil euros em 2016.

Tal corresponde a um total global de 1,051 milhões de euros, segundo consta de um quadro apresentado na proposta.

Na mesma sessão de câmara, os vereadores analisam o alargamento por três anos do prazo de concessão do direito de superfície do Mercado Ferreira Borges ao Hard Club, o que permitirá a esta associação de Turismo de Animação Cultural permanecer no espaço "até 02 de abril de 2029".

A proposta recorda que a escritura pública relativa ao direito de superfície sobre o Mercado Ferreira Borges foi "constituído a favor" do Hard Club "a 02 de abril de 2009", com uma duração de 17 anos (até 2026).

Contudo, a sociedade pediu ao município "a prorrogação do prazo de duração do direito de superfície", uma vez que "o volume de investimento" foi "substancialmente superior ao inicialmente previsto" e que houve uma "quebra da atividade económica desenvolvida no espaço", nomeadamente devido à "intervenção na via pública circundante".

Isto, explica a Câmara do Porto no documento, "obrigará a um investimento e a um período de amortização superiores aos inicialmente previstos".

ACG.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.