Militar da GNR diz que recorda todos os dias os crimes de Aguiar da Beira

| Norte
Porto Canal com Lusa

O militar da GNR que sobreviveu em 2016 a um disparo em Aguiar da Beira disse hoje que recorda todos os dias os momentos em que sentiu “a vida em perigo” e admitiu que tem acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

Atualizado 04-11-2017 12:09

“Não há dia nenhum que não pense nisso”, apontou, acrescentando que “não há sentimentos que expliquem” o que sentiu quando foi obrigado a colocar o seu colega morto na bagageira do veículo da GNR.

As declarações de António Ferreira foram feitas no tribunal da Guarda, onde Pedro Dias começou hoje a ser julgado pela prática de três crimes de homicídio qualificado sob a forma consumada, três crimes de homicídio qualificado sob a forma tentada, três crimes de sequestro, crimes de roubo de automóveis, de armas da GNR e de quantias em dinheiro, bem como de detenção, uso e porte de armas proibidas.

Depois de ter passado cerca de duas horas da manhã de hoje a descrever o que aconteceu na noite de 11 de outubro doe 2016, em que viu o seu colega Carlos Caetano ter sido abatido e ter ainda sido atingido pelas costas, António Ferreira falou mais 45 minutos durante a tarde, desta feita para partilhar o trauma psicológico e as lesões físicas com que ficou.

O disparou que sofreu fez com que tivesse ficado internado “quatro dias” no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, para além de ter ficado mais “dois meses e meio acamado em casa”.

Seguiu-se ainda um período com deslocações frequentes a consultas e para a realização de vários exames médicos, que só de agosto para cá passaram a ser “mais espaçadas”.

António Ferreira revelou que tem ainda alojada a bala na cervical, entre a C1 e a C2, e que “os médicos têm medo de mexer”, pois está a “um milímetro de provocar lesões permanentes”.

A par do acompanhamento às lesões físicas, que lhe provocam dores, especialmente na face, o militar da GNR está também a ser acompanhado mensalmente na Psiquiatria da Casa de Saúde de Viseu e de 15 em 15 dias por uma psicóloga da Câmara de Aguiar da Beira.

Depois do testemunho de António Ferreira, que Pedro Dias acompanhou por videoconferência, a partir de outra sala, o arguido decidiu manter o silêncio.

No final da sessão de hoje, o advogado do militar da GNR, Pedro Proença, disse aos jornalistas que os trabalhos “correram bem” e que estima que o julgamento seja “mais rápido do que se suponha”.

Sobre António Ferreira, destacou que passou a sofrer de uma incapacidade acentuada para tarefas mínimas da sua vida diária.

“Tarefas tão simples como a sua higiene pessoal estão afetadas, para não dizer a dificuldade de locomoção, as dores persistentes e os problemas com o trauma do que viveu. Mesmo em relação ao seu futuro pessoal como GNR vê a sua vida condicionada”, apontou.

Quanto aos pedidos de indemnizações cíveis, Pedro Proença disse serem no valor de 70 mil euros para António Ferreira e de 250 mil euros para os familiares de Carlos Caetano, que faleceu em “circunstâncias traumáticas”.

A próxima sessão está agendada para as 09:30 de terça-feira, estando prevista a audição de seis testemunhas.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.