Rui Jorge quer mostrar à Roménia imagem de equipa forte e competente

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Oeiras, 03 Nov (Lusa) - O treinador da seleção portuguesa de futebol de sub-21 salientou hoje a vontade de regressar às vitórias no encontro de qualificação para o Euro2019 frente à Roménia, pedindo para isso um Portugal forte e competente.

Depois do triunfo (2-0) face ao País de Gales e do desaire (3-1) na Bósnia-Herzegovina, Rui Jorge acredita que a partida frente Roménia será "importante para demonstrar" aquilo que não ficou em campo no último encontro.

"Sei que perdermos três pontos, mas, se queremos passar a imagem de uma equipa forte e competente, temos que ter o mesmo espírito de sempre, independentemente de não virmos de um resultado a que estamos habituados", referiu em conferência de imprensa, realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Na divulgação dos convocados para o duplo compromisso diante da Roménia e também da Suíça, com vista ao apuramento para o campeonato da Europa a realizar em Itália no próximo ano, o selecionador chamou um estreante absoluto na equipa das 'quinas', o médio Stephen Eustaquio, do Leixões.

"Tem qualidade e chamou à atenção por isso. Ao exibir-se na II Liga, tem mostrado a qualidade que achámos suficiente para vir a este espaço", explicou.

O vasto leque de jogadores de que dispõe para as convocatórias será sempre uma boa dor de cabeça para Rui Jorge, que sublinhou a evolução rápida dos jogadores que competem nas equipas B.

"Talento nunca é demais e nunca nos vamos queixar. É um facto que estamos a falar de jogadores ainda juniores, mas os nossos campeonatos proporcionam que estes miúdos estejam numa competição profissional através das equipas B. Serão eles que terão que traçar o seu caminho. Nós aqui damos a oportunidade", argumentou.

Por fim, a chamada do médio Rúben Neves à seleção principal também foi um tema abordado por Rui Jorge, frisando que a última decisão pertence ao selecionador Fernando Santos.

"Nunca vi como um problema e, como o 'mister' (Fernando Santos) disse, nós falamos e a decisão final é sempre dele. Eu vejo com agrado os jogadores que pertencem a este espaço pela sua idade e estão na equipa principal. Achamos mais benéfico em termos futuros e para a evolução do Rúben enquanto jogador. É a nossa forma de encarar as coisas e um espaço que se abre", terminou.

A seleção sub-21 joga a 10 de novembro, pelas 17:00, frente à Roménia, no Estádio Central da Academia Georghe Hagi, e receberá a Suíça, quatro dias depois, pelas 17:30, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

Lista dos 23 convocados:

- Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Joel Pereira (Manchester United, Ing) e André Ferreira (Leixões).

- Defesas: Fernando Fonseca (Estoril-Praia), Ferro (Benfica), Ivanildo Fernandes (Sporting), Jorge Fernandes (FC Porto), Diogo Dalot (FC Porto), Pedro Amaral (Benfica), Rúben Dias (Benfica) e Yuri Ribeiro (Rio Ave).

Médios: Xadas (Sporting de Braga), João Carvalho (Benfica), João Félix (Benfica), João Gamboa (Marítimo), Pedro Delgado (Sporting), Rafael Barbosa (Sporting) e Stephen Eustaquio (Leixões).

Avançados: Diogo Gonçalves (Benfica), Diogo Jota (Wolverhampton, Ing), Gil Dias (Fiorentina, Ita), Heriberto Tavares (Benfica) e Rafael Leão (Sporting).

AYCO/LG // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".