Tocha olímpica dos Jogos de Inverno de 2018 chega à Coreia do Sul

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Incheon, Coreia do Sul, 01 nov (Lusa) -- A tocha olímpica chegou hoje à Coreia do Sul, a 100 dias da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, que vão decorrer entre 09 e 25 de fevereiro de 2018 em Pyeongchang.

A delegação sul-coreana que transporta a tocha olímpica, que inclui o presidente do comité organizador, Lee Hee-beom, e a ex-campeã olímpica e mundial de patinagem artística Kim Yu-na, aterrou no aeroporto internacional de Incheon, perto de Seul, procedente da Grécia.

"Hoje é um dia muito importante e simbólico do trabalho e da paixão que nós dedicamos à organização de um dos eventos desportivos mais empolgantes jamais organizados no nosso país", declarou o presidente do comité organizador, Lee Hee-Beom.

"Nós queremos que a passagem da tocha olímpica vos ligue aos jogos e desperte a paixão e a exaltação em cada canto da Coreia do Sul", afirmou.

A tocha vai passar pelas principais regiões e cidades sul-coreanas ao longo dos próximos 100 dias, percorrendo 2.018 quilómetros, distância que coincide com a data em que se celebram estes Jogos Olímpicos de Inverno.

A primeira portadora da tocha vai ser a patinadora artística You Young que em 2016 e com apenas 11 anos se tornou na campeã nacional mais jovem da história da Coreia do Sul.

Os Jogos Olímpicos de Inverno vão disputar-se entre 09 e 25 de fevereiro, e os Paralímpicos entre 09 e 18 de março.

O evento desportivo tem sido marcado por um volume de vendas menor do que o esperado e pela intranquilidade perante os contínuos testes de mísseis da Coreia do Norte, cuja fronteira fica a apenas 80 quilómetros de Pyeongchang, apesar da insistência do Governo de Seul de que irá garantir a segurança durante o evento.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Youth League): O trajeto dos jovens “Dragões” até ao topo da Europa

A equipa de Sub-19 do FC Porto mediu forças com Barcelona, Shakhtar Donetsk, AZ Alkmaar e Antuérpia na fase de grupos da UEFA Youth League, uma competição criada na temporada 2013/2014 e que coloca em campo os “craques” da formação dos melhores clubes da Europa. Superados os “tubarões”, no caminho para a final da prova europeia, os “Dragões” vão, esta sexta-feira, tentar ultrapassar o AC Milan, o sétimo classificado do campeonato italiano de Sub-19.

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

FC Porto (Voleibol): Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-PV Colégio Efanor

Jogo 3 da final do Play-off do campeonato disputa-se na próxima quinta-feira (18h00), no Dragão Arena.