Aviso laranja em sete distritos do litoral devido a agitação marítima

Aviso laranja em sete distritos do litoral devido a agitação marítima
| País
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém até sábado, sob aviso laranja (risco moderado a grave), sete distritos do litoral de Portugal devido à previsão de ondas que poderão atingir os 6 metros.

De acordo com as informações disponíveis na página na Internet do IPMA, até cerca das 18 horas de sábado prevê-se a ocorrência de agitação marítima com ondas de noroeste com altura entre 5 e 6 metros.

A costa dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo está sob alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima.

Os distritos de Setúbal, Beja e Faro e as costas da Madeira e dos Açores estão sob aviso amarelo também devido à previsão de forte ondulação com ondas que poderão atingir os 4 a 5 metros.

Nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco e Viseu, o alerta amarelo é motivado pela previsão de queda de neve.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro céu muito nublado com períodos de chuva, queda de neve nas terras altas e vento moderado a forte no litoral e nas terras altas.

Na região sul, a previsão é de céu muito nublado com períodos de chuva fraca, tornando-se moderada a partir do final da tarde, vento fraco a moderado e neblina ou nevoeiro matinais.

O Porto registará temperaturas mínimas de 14ºC e máximas de 16ºC, Lisboa de 13ºC e 16ºC e Faro de 12º C e 16º C.

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).