Sete concelhos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro em risco máximo de incêndio

Sete concelhos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro em risco máximo de incêndio
| País
Porto Canal com Lusa

Sete concelhos dos distritos de Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro, apresentam este domingo risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os concelhos com maior risco de incêndio para o dia de hoje são os de Alcoutim, Castro Marim e Tavira (Faro), Gavião e Marvão (Portalegre), Penamacor (Castelo Branco) e Sabugal (Guarda).

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Bragança, Lisboa, Leiria, Coimbra e Setúbal em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o 'reduzido' e o 'máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje, no continente, tempo seco, com céu geralmente limpo, vento moderado a forte nas terras altas e uma pequena descida de temperatura.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre 05 graus Celsius (em Bragança) e os 17 (em Portalegre) e as máximas entre 20 graus celsius (na Guarda) e os 30 (em Santarém).

Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, as temperaturas vão oscilar entre os 17 graus de mínima e os 27 graus de máxima.

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.