Universitários do ensino público mais desmotivados que os do privado - Estudo

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 06 jun (Lusa) -- Os estudantes do ensino superior público estão mais desmotivados nos seus estudos académicos do que os alunos do ensino superior privado, conclui um estudo do Departamento de Ciências da Educação e do Património, revelado hoje pela Universidade Portucalense.

O estudo, que envolveu cerca de uma centena e meia e alunos universitários em Portugal, revela que o envolvimento em atividades extracurriculares é o principal motivo da falta de interesse dos alunos do ensino superior público (11,4%), e que os leva a faltar às aulas.

No universo dos estudantes do ensino superior privado é a "falta de objetivos futuros" a "maior causa" apontada para a desmotivação académica (20,5%).

"Com este estudo tentamos perceber o porquê dos alunos faltarem às aulas e, para além, do envolvimento em projetos extra curriculares e da falta de objetivos futuros, apuramos, ainda, a falta de recursos financeiros (4,7%), situações de doença (54,3%), situações de negligência familiar (1,6%) e fenómenos de bullying (0,8%)", afirma Ana Conde, docente do Departamento de Ciências da Educação e do Património (DCEP) da Universidade Portucalense.

O estudo também analisou a "integração académica" dos estudantes universitários e os resultados da investigação indicam que há uma "grande integração na comunidade académica dos alunos do primeiro ano".

"O principal fator apontado para a integração na universidade foi a praxe, apesar destas atividades estarem associadas negativamente com o sucesso académico", adianta Ana Conde.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".