Cerca de 200 trabalhadores da Efacec em greve em Matosinhos e na Maia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 27 out (Lusa) -- Mais de 200 trabalhadores da Efacec estiveram esta manhã em greve nos dois polos da empresa, no distrito do Porto, contra "despedimentos" e "alterações de funções sem consentimento" dos funcionários, disse à Lusa o sindicalista José Marques.

"Na zona da energia [com instalações em Matosinhos], estamos a falar de 400 trabalhadores abrangidos por estes problemas. Em greve, cá fora, estão 200. Lá dentro há trabalhadores que concordam com a paralisação, mas têm medo por causa do assédio existente na empresa. Na unidade de mobilidade elétrica [com instalações na Maia], estarão em greve cerca de 30 pessoas. É lá que existe a maior quota de rescisões por mútuo acordo, mas como os trabalhadores estão mais perto do poder sentem mais a repressão", descreveu José Marques, do SITE-Norte (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte).

O responsável falava à Lusa por volta das 09:30, no polo industrial da Arroteia, concelho de Matosinhos, sobre a greve convocada pelo SITE-Norte, que decorreu também nas instalações da empresa na Maia, dividida por dois turnos, em ambos os casos: entre as 09:00 e as 11:00 e entre as 17:00 e as 19:00.

"A alteração de funções, as rescisões, o banco de horas e a flexibilização de horários são transversais a todas as unidades [da Efacec]", descreveu José Marques.

De acordo com o sindicalista, com as medidas que a empresa tem vindo a implementar, "já estão a acontecer" casos de "acumulação de funções sem consentimento do trabalhador", o que corresponde a uma "desvalorização profunda do valor da mão da obra".

"O trabalhador fica sem ter um posto de trabalho permanente. A empresa, se o quiser colocar noutro setor fá-lo sem o seu consentimento. O trabalhador deixa de ter o direito de manifestar a sua posição", afirmou José Marques.

O responsável nota ainda que "ter ou não ter contratos de trabalho" é "praticamente a mesma coisa", já que os documentos foram transformados numa "formalidade", pois "todos os direitos são prescindidos logo à partida".

De acordo com o sindicalista, "a administração da Efacec começou a usar o instrumento legal de empresa em reestruturação para levar a cabo rescisões por mútuo acordo", mas fê-lo mandatando "diretores e chefias para elaborarem uma lista de trabalhadores possivelmente excedentários".

"Pegando nesse instrumento legal, foram fomentando o medo e a instabilidade no seio dos trabalhadores. Muitos não sabem por que foram incluídos na lista", alertou José Marques.

O responsável, que é também representante da Comissão de Trabalhadores (CT) descreve que, depois disso, foi colocada aos funcionários "a possibilidade de integrarem a mobilidade elétrica", pelo que os trabalhadores "começaram a sentir que estavam a ser empurrados para a rescisão ou para a ingressão na [outra] unidade de negócios".

José Marques indica ainda uma "terceira situação", referindo a extinção do posto de trabalho por parte de chefias que "não estavam devidamente mandatadas pela administração para o fazer".

A Lusa tentou, sem sucesso, obter uma reação da empresa sobre a greve.

Na terça-feira, fonte oficial da Efacec disse à Lusa que a empresa "respeita o direito à greve, mas considera que não existem fundamentos para a convocação da mesma".

"A empresa não se revê nas acusações feitas, que não correspondem à realidade", sublinhou a fonte, acrescentando que a administração, desde que assumiu funções, há dois anos, "sempre assumiu uma postura de diálogo com os trabalhadores e com as suas estruturas representativas".

A Efacec "encontra-se num processo de transformação, iniciado em outubro de 2015, que visa adequar a empresa à nova realidade dos mercados, às necessidades dos seus clientes e à crescente competitividade da concorrência" e implementou um novo modelo de gestão de recursos humanos, adiantou a mesma fonte.

ACG (DF/PM) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.