90% das escolas de todo o país encerradas devido às greves

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 out (Lusa) -- A greve de professores e funcionários escolares obrigou ao encerramento de 90% das escolas de todo o país, sendo já considerada "a maior greve de professores desde 2013", segundo a Fenprof.

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, apresentou os primeiros dados sobre o efeito da greve nacional da Função Pública e da adesão dos professores à paralisação.

"Há 90% de escolas fechadas. Há agrupamentos inteiros encerrados", disse Mário Nogueira, referindo-se a estabelecimentos de ensino desde o Norte até ao Sul do país.

"Há direções inteiras de escolas a fazer greve", disse Mário Nogueira, dando como exemplo escolas no Seixal.

"Esta greve é claramente a maior greve desde 2013, altura em que foram feitas três semanas de greve no período de avaliações", afirmou o líder da Fenprof, alertando o Governo que tem de olhar para estes números como "um sério aviso que não pode deixar de ser tido em conta".

Na Escola Secundária do Lumiar, em lisboa, 73% dos docentes fizeram greve, enquanto na Quinta dos Franceses, no Seixal, a adesão foi de 100% e na escola Rainha Santa, em Coimbra, apenas 7% dos professores compareceram esta manhã, segundo números da Fenprof. que revelam que as escolas do primeiro ciclo do concelho de Faro estão hoje todas encerradas.

Mário Nogueira voltou hoje a sublinhar que é "absolutamente inaceitável" a proposta do Orçamento do Estado no que toca à carreira dos professores, que são vítimas de uma "discriminação inadmissível".

Segundo a Fenprof, ao contrário dos outros funcionários públicos, os professores vão perder "nove anos, quatro meses e dois dias".

A adesão à greve no segundo turno dos hospitais e nas escolas estava, às 10:00 de hoje, próxima dos 100%, segundo a coordenadora da Frente Comum de sindicatos da Função Pública, Ana Avoila.

Os professores também estão a cumprir uma greve, convocada pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) em defesa dos direitos, das carreiras, da estabilidade e dos salários.

Em causa na greve nacional está a falta de respostas às reivindicações da Frente Comum, como o aumento dos salários na função pública, o descongelamento "imediato" das progressões na carreira e as 35 horas semanais para todos os trabalhadores.

Esta é a terceira greve nacional dos trabalhadores da Administração Pública com o atual Governo e a primeira convocada pela Frente Comum de Sindicatos, segundo a listagem cedida pela estrutura sindical.

A primeira greve com o executivo de António Costa ocorreu em 29 de janeiro de 2016 e foi convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos da Administração Pública, assim como a de 26 de maio deste ano, que teve como objetivo reivindicar aumentos salariais, o descongelamento das carreiras, o pagamento de horas extraordinárias e a redução do horário de trabalho para 35 horas em todos os serviços do Estado.

SIM // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.