Cirurgia pioneira da prega do cotovelo feita hoje no Hospital de Santa Maria, Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 26 dez (Lusa) - O Hospital de Santa Maria, no Porto, realizou hoje uma técnica cirúrgica pioneira, ao nível da prega do cotovelo, que visa reduzir as dores pós operatórias e acelerar a recuperação do paciente.

A técnica, desenvolvida pelo cirurgião ortopedista Dinis Carmo para tratar complicações a nível do túnel cubital, foi utilizada hoje, com sucesso, numa paciente de 58 anos.

O cirurgião, autor desta técnica cirúrgica e inventor do conjunto de instrumentos que permitem a sua aplicação, explicou as vantagens face às técnicas convencionais utilizadas para tratar a mesma patologia, admitindo que "este tipo de cirurgia, por dispensar o uso de equipamento sofisticado, poderá ser praticada em larga escala".

"O facto de ser uma cirurgia guiada, através de uma incisão de apenas 1 ou 2 cm, é uma clara mais-valia para o bem-estar do paciente pois, desta forma, evitam-se as dores pós-operatórias resultantes de incisões de dimensões apreciáveis e acelera-se a sua recuperação", explicou o Dinis Carmo.

A compressão nervosa do nervo cubital é, segundo o cirurgião ortopedista, uma patologia que afeta preferencialmente pessoas que passam muito tempo com o cotovelo fletido e a mão em extensão (a típica posição que o braço assume quando se fala ao telemóvel), com o cotovelo fletido e apoiado sobre uma superfície dura, como o tampo de uma secretária, ou pessoas que lidam, no seu dia-a-dia, com instrumentos vibratórios, como um martelo pneumático.

"A compressão do nervo cubital, um dos dois nervos mais importantes para a função da mão, afeta sobretudo a sensibilidade dos dedos mindinho e anelar, bem como de pequenos músculos intrínsecos da mão, levando a uma perda da sensibilidade e de destreza", explicou ainda.

Inicialmente, a técnica cirúrgica desenvolvida por Dinis Carmo foi pensada para tratar o Síndrome do Túnel do Carpo (STC), uma patologia da mão que afeta cerca de 6 milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo senhoras a partir dos 35 anos de idade, e que se caracteriza por fortes dores, formigueiros e adormecimentos noturnos a nível do punho, mãos e dedos.

Após operar, com uma taxa de sucesso muito próxima dos 100 por cento, mais de 180 pacientes portugueses ao STC, o cirurgião ortopedista concluiu que, quer a técnica cirúrgica, quer os instrumentos cirúrgicos por si inventados, também se adaptam perfeitamente aos casos de compressão do nervo cubital.

"Embora se trate de uma neuropatia compressiva distinta, comprova-se agora que o seu tratamento é possível com recurso à mesma técnica e aos mesmos instrumentos cirúrgicos que já vinha a utilizar para tratar o STC. Aliás, a paciente operada esta manhã não só foi a primeira a beneficiar desta técnica cirúrgica para operar o túnel cubital, como creio que terá também sido a primeira a ser operada, em simultâneo, aos dois túneis cubitais e aos dois túneis cárpicos", revelou ainda Dinis Carmo.

JYA // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).