Dois dias depois luz regressou à aldeia de Nuzedo - Vila Pouca de Aguiar

| Norte
Porto Canal

A eletricidade regressou hoje à aldeia de Nuzedo depois de dois dias sem luz e de um Natal às escuras devido ao mau tempo, disse o presidente da Junta de Freguesia de Vila Pouca de Aguiar.

Adelino Machado explicou à agência Lusa que a luz falhou na aldeia cerca das 15:00 de terça-feira, dia de consoada, e que só hoje é que a situação regressou à normalidade.

"E afinal foi só o disjuntor geral que disparou, mais nada. Foi só chegar lá e ligar", salientou.

O autarca lamentou que a população tenha ficado dois dias sem eletricidade e salientou que se contabilizam "prejuízos", principalmente a nível da alimentação, devido às arcas e frigoríficos que estiveram todo este tempo sem funcionar.

Adelino Machado disse ainda que está a fazer uma contabilização destes prejuízos, para depois enviar um "abaixo-assinado para a EDP".

O presidente da junta atribui esta falha na luz ao mau tempo que se fez sentir na terça-feira, dia de muita chuva e vento.

Adelino Machado referiu ainda que logo após a falha contactou a EDP, que terá dito que já tinha equipas no terreno a averiguar as avarias, mas só hoje é que a situação foi normalizada.

Este foi, segundo o autarca, um "Natal às escuras" para os cerca de 160 residentes de Nuzedo, em volta das lareiras e iluminado por velas.

A luz falhou ainda em outras aldeias do concelho de Vila Pouca de Aguiar, tratando-se de situações que foram sendo resolvidas.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).