Cerca de 3,6 milhões de pensões aumentadas em janeiro

| Política
Porto Canal com Lusa

Cerca de 3,6 milhões de pensões serão atualizadas em janeiro com aumentos entre 0,95% e 1,7%, segundo anunciou esta sexta-feira o Ministério do Trabalho.

Atualizado 21-10-2017 11:56

As cerca de 3,6 milhões de pensões correspondem 2,8 milhões de pensionistas, de acordo com um documento distribuído aos jornalistas durante a conferência de imprensa sobre o Orçamento da Segurança Social, apresentado pelo ministro Vieira da Silva.

O governante lembrou que no próximo ano todas as pensões serão atualizadas em janeiro pela fórmula prevista na lei, que tem em conta a inflação e o crescimento económico e que a medida terá um impacto financeiro de 357 milhões de euros.

As pensões cujo valor corresponde até 2 Indexantes de Apoios Sociais (IAS), ou seja, até cerca de 857 euros, terão um aumento de 1,7%, tendo em conta uma estimativa de inflação de 1,2%.

Já as pensões entre 2 e 6 IAS, isto é, entre aproximadamente 857 euros e 2.570 euros terão uma atualização de 1,2%, em linha com a inflação.

As pensões entre 6 e 12 IAS, ou seja, de 2.570 a 5.142 euros, podem contar com um aumento de 0,95% em janeiro.

Em agosto será aplicado o aumento extraordinário de 6 ou 10 euros, consoante o pensionista tenha tido atualização durante o período de congelamento (entre 2011 e 2015).

Este aumento extraordinário incorpora a atualização de janeiro e será aplicado por pensionista cujo conjunto das pensões não exceda 1,5 IAS e chegará a 1,6 milhões de pessoas.

O custo com o aumento de agosto é estimado em 35,4 milhões de euros, segundo o documento do Ministério do Trabalho.

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".