ONU ataca rebeldes do Uganda na República Democrática do Congo

ONU ataca rebeldes do Uganda na República Democrática do Congo
| Norte
Porto Canal

Uma força especial das Nações Unidas na República Democrática do Congo atacou rebeldes do Uganda para ajudar o exército a retomar o controlo sobre a cidade de Kamango, após um ataque que provocou a morte a vários civis.

"Os helicópteros sul-africanos da força de intervenção da ONU foram requisitados pelas FARDC (o exército da República Democrática do Congo) para dar apoio na recuperação de Kamango", disse um alto responsável da missão da ONU no local à agência noticiosa francesa AFP.

"Nós já reganhamos o controlo de Kamango", garantiu também o tenente-coronel do exército da República Democrática do Congo Olivier Amuli, a região rica em minérios onde vários grupos armados estão presentes.

O responsável admitiu ainda que na altura do ataque a Kamango pelos rebeldes do Uganda as suas tropas tiveram de retirar pois estavam em menor número.

O ataque dos rebeldes a Kamango teve lugar durante a madrugada.

Segundo uma organização da sociedade civil, o ataque inicial terá sido feito pelo grupo rebelde ADF-Nalu do Uganda, com o apoio do exército do Uganda, um dos menos conhecidos mas mais antigos grupos presentes na região.

Por esta altura, estima a mesma organização, ainda estarão 10 pessoas desaparecidas, presumivelmente raptadas, enquanto 11 civis e cinco soldados ficaram feridos, e vários civis foram mortos e viram as suas casas incendiadas.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.