TAP começa a saldar dívida de 600 ME em novembro de 2018 - Neelman

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 out (Lusa) -- David Neelman, empresário que integra o consórcio Atlantic Gateway, informou hoje que a dívida de 600 milhões de euros da TAP começará a ser abatida em novembro de 2018, com o pagamento de 10 milhões de euros mensais.

Num pequeno-almoço/debate organizado pela Câmara de Comércio Luso-Britânico, em Lisboa, o empresário recordou que, aquando da privatização da companhia portuguesa há dois anos, foram injetados 338 milhões de euros e assumida a dívida de 600 milhões de euros, "principalmente a bancos portugueses".

Atualmente, a companhia está a pagar jutos, mas em novembro de 2018 iniciará a amortização da dívida com 10 milhões de euros mensais.

"Estamos melhor, mas temos que ficar bem melhor até novembro que vem [2018]", comentou o empresário, admitindo depois, aos jornalistas que a empresa poderá dar lucro em breve.

Questionado sobre a perspetiva de registo de lucros no final do ano, Neelman respondeu afirmativamente.

O empresário sublinhou, porém, a dificuldade de aumentar a receita da TAP quando o aeroporto de Lisboa só disponibiliza uma pista e não acompanha o crescimento de 25% da empresa.

"Também temos de baixar custos e ser mais eficientes. Há um plano e vamos fazer" o pagamento da dívida de 600 milhões de euros, acrescentou.

Sobre a permanência de Fernando Pinto na companhia, Neelman respondeu que, a querer aquele responsável manter-se, "há sempre um lugar na TAP". Instado a esclarecer se essa continuidade será na presidência executiva, o empresário notou que essa é uma decisão dos acionistas, repetindo que "vai ter sempre lugar na TAP".

David Neelman faz parte do consórcio Atlantic Gateway que, por sua vez, com Humberto Pedrosa, detém 61% da TAP.

PL // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.