Aliança curda confirma que Raqa está completamente livre do Estado Islâmico

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Redação, 17 out (Lusa) - As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas e apoiada pelos Estados Unidos, confirmaram hoje que a cidade de Raqa (noreste) está completamente livre de bolsas de resistência do grupo terrorista Estado Islâmico.

Anteriormente, o porta-voz das FSD, Talal Salu, tinha revelado à agência espanhola EFE que a aliança já controlava a antiga "capital do califado", mas que não tinha ainda proclamado a derrota do Estado Islâmico naquele reduto para dar tempo a finalizar as "ações de limpeza". Ou seja, para que as forças acabassem de eliminar as células adormecidas do EI escondidas entre a população.

As FSD iniciaram a 06 de junho o assalto à cidade de Raqa, reduto do EI desde que se auto-proclamou em 2014. A aliança contou com a ajuda da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, bem como de forças especiais norte-americanas no terreno.

Nas últimas horas, as FSD tomaram os últimos redutos dos radicais no centro da cidade, o Hospital Nacional e o estádio municipal.

No passado fim de semana foram retirados os mais de 3.000 civis que ainda se encontrava, na cidade, bem como 275 elementos sírios do EI e as suas famílias. Esta retirada de civis e jihadistas decorreu ao abrigo de um acordo entre o Conselho Civil de Raqa, criado pelas FSD, e os combatentes extremistas.

Durante os mais de quatro meses de ofensiva, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, morreram pelo menos 3.273 pessoas: 1.287 civis, 1.353 militantes do EI e 633 membros das FSD.

NVI // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.