Vinte desalojados em Tondela com situação resolvida

| País
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu 17 out (Lusa) - O incêndio que nos últimos dois dias atingiu o concelho de Tondela deixou duas dezenas de pessoas desalojadas, que viram a sua situação resolvida ainda na segunda-feira, revelou hoje fonte da autarquia.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, explicou que o realojamento foi feito para garantir alguma estabilidade e não apenas para resolver a situação durante uma ou duas noites.

"Tanto quanto foi possível, procurámos alojamento que não seja meramente transitório, mas para garantir estabilidade, até porque vai impor-se um plano especial de apoio ao realojamento e ao apoio à habitação de quem não tem outra alternativa de habitação própria ou permanente", esclareceu.

Ao todo, arderam perto de uma centena de habitações principais, secundárias ou devolutas, para além de barracões, oficinas, 'stands' de automóveis e algumas unidades situadas na zona industrial da Adiça.

De acordo com o autarca, a mancha florestal ardida ainda está a ser quantificada. No entanto, estima que possa ter ardido "três vezes o que ardeu no incêndio de 2013", que então consumiu 60 quilómetros quadrados da Serra do Caramulo, no concelho de Tondela.

"Se me deslocar do limite de Barreiro de Besteiros, seguindo por Dardavaz, Vila Nova da Rainha e Mouraz até à Lageosa do Dão, tenho uma linha linear de 40 quilómetros sem uma árvore em pé", lamentou.

No concelho de Tondela contam-se duas vítimas mortais em consequência direta dos incêndios: "Uma pessoa da Lajeosa do Dão e outra de Saldonas, tendo ainda falecido um homem em Canas de Santa Maria de ataque cardíaco, por pânico e ansiedade".

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).