Pedido de interesse turístico da romaria d'Agonia levado sexta-feira ao Governo

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 06 jun (Lusa) - O pedido de declaração de interesse turístico da Romaria d'Agonia, para garantir a sua autenticidade e promoção internacional, vai ser apresentado na sexta-feira pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo ao secretário de Estado do Turismo.

Fonte autárquica disse hoje que o autarca José Maria Costa se vai encontrar, a seu pedido, com o secretário de Estado Adolfo Mesquita Nunes, numa reunião que servirá para apresentar este pedido de classificação, já formalmente entregue ao Turismo de Portugal, mas também para "solicitar a redução do IVA" para a restauração e hotelaria.

A reunião está agendada para as 11:00 de sexta-feira, em Lisboa.

Aquando da apresentação pública da candidatura, em abril último, a Câmara de Viana do Castelo estimou a validação do interesse turístico da Romaria d'Agonia ainda antes da próxima festa, que arranca a 16 de agosto.

O processo foi conduzido por Francisco Sampaio, que durante mais de duas décadas liderou a extinta Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), sendo hoje o maior especialista na história daquela festa secular.

"As nossas festas são únicas e como tal merecem ter esta distinção", sublinhou Sampaio. Garantiu que esta classificação é perseguida desde 2002, ainda pela RTAM, sendo "finalmente" formalizada agora, igualmente para "valorizar" o turismo religioso como uma aposta turística local.

Segundo números da organização, cerca de 750 mil pessoas visitam Viana do Castelo nos dias da romaria (agosto), a qual assume igualmente "um contexto económico muito importante" para o concelho, garante José Maria Costa.

"É também uma romaria com um contexto religioso muito forte, tem uma projeção nacional e internacional que a torna na maior de Portugal. É a maior atração turística de Viana do Castelo e este título é merecedor pelo carinho que todos os vianenses colocam na festa", explicou o autarca.

A Romaria de Nossa Senhora d'Agonia é considerada uma das principais festividades do país, remontando as suas origens a uma via-sacra referenciada em documentos do século XV. Nesse local foi construída, em 1674, a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro.

A devoção surgiu em 1751, quando a imagem da santa entrou na capela, o que fez aumentar de forma considerável o número de promessas e ofertas.

A igreja dedicada à santa começou a ser construída em 1774 e, nove anos mais tarde, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu licença para que todos os anos pudesse ser celebrada naquele local, a 20 de agosto, uma missa solene, dia que ainda hoje é feriado municipal.

Nos moldes próximos dos atuais, a festa surgiu em 1823 e o primeiro desfile do traje surgiu em 1906. Dois anos depois o programa incluiu, pela primeira vez, a parada agrícola, antecessora do atual cortejo etnográfico.

Em 1968 realizou-se a primeira Procissão ao Mar, atualmente um dos números mais emblemáticos, com centenas de embarcações de pesca a levarem a imagem da padroeira ao mar e ao rio.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.