PGR moçambicana quer anulação de acordos assinados por ministro dos Transportes e seu irmão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 17 out (Lusa) - A Procuradoria-Geral de Moçambique requereu a anulação dos memorandos de entendimento assinados no ano passado entre Ministério dos Transportes e Comunicações e as empresas Conelder, associada à família do ministro desta pasta, divulgou uma fonte da instituição.

De acordo com a fonte, citada hoje pelo jornal Notícias, a PGR entende que se tratava de uma situação de conflito de interesses, na medida em que os contratos foram assinados pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, e pelo seu irmão, o falecido administrador da Carnelder, Adelino Mesquita.

Os contratos, assinados em julho do ano passado, são referentes à concessão dos principais portos nacionais às empresas Carnelder Moçambique e Carnelder Quelimane.

"No caso em questão, impunha-se ao ministro proceder em conformidade com a lei da Probidade Pública, abstendo-se de praticar o ato consubstanciado na assinatura do memorando de entendimento em alusão", declarou a fonte.

A decisão de requerer a anulação dos contratos foi tomada após a Comissão Central de Ética Pública ter declarado que se tratava de um caso de conflitos de interesse, após uma solicitação Gabinete Central do Combate a Corrupção (GCCC) para a avaliação do caso, adiantou.

Na conclusão GCCC, de acordo com a fonte, não há espaço para responsabilização criminal do ministro, na medida em que "não estão preenchidos elementos constitutivos de casos de corrupção".

Em maio deste ano, a organização-governamental Centro de Integridade Pública (CIP) defendeu a demissão do ministro dos Transporte e Comunicações, Carlos Mesquita, alegando que se trata de um caso "já comprovado" de conflito de interesses.

Na altura, a Lusa contactou o gabinete de imprensa de Carlos Mesquita, que se limitou a dizer que "quanto às matérias abordadas já foi tudo esclarecido".

No período em que o caso despontou, Carlos Mesquita disse que não tinha nada a esconder, garantindo que irá colaborar com a investigação.

EYAC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.