PR são-tomense considera "triste tragédia" incêndios em Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

São Tomé, 17 out (Lusa) - O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, considerou hoje os incêndios que vitimaram 36 pessoas em Portugal foram "uma triste tragédia" e manifestou "profundas condolências ao povo irmão", indica um comunicado de imprensa da Presidência da República.

"É com profunda dor e consternação que tomei conhecimento do fatídico incêndio que tem assolado várias localidades de Portugal e que tem causado mortes a dezenas de pessoas", escreveu Evaristo Carvalho, que expressou em nome próprio e em nome do povo são-tomense "as mais profundas condolências por essa triste tragédia".

O chefe de Estado são-tomense endereçou também "votos de grande pesar, de solidariedade e muita coragem neste momento de dor e de luto".

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos, 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios, e decretou três dias de luto nacional entre hoje e quinta-feira.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

MYB // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.