EUA dizem que mataram "dezenas" de extremistas no Iémen

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 17 out (Lusa) -- Os Estados Unidos asseguraram que mataram na segunda-feira "dezenas" de extremistas do grupo Estado Islâmico em dois ataques nos campos de treino desta organização no Iémen.

O Comando Central, encarregado das operações militares no Médio Oriente, indicou através de um comunicado que ambos os ataques aconteceram na província de Al Baida, no sudoeste do país, sem precisar como, onde os bombardeamentos com 'drones' são habituais.

Nesses campos, os extremistas foram treinados para o uso de mísseis, granadas e outras armas de guerra, segundo a nota.

"O Estado Islâmico utilizou as zonas não governadas do Iémen para recrutar, preparar, dirigir, instigar ataques contra os Estados Unidos e os seus aliados em todo o mundo. Durante anos, o Iémen foi um centro de recrutamento, treino e passagem de terroristas", acrescenta.

Os Estados Unidos realizam há anos operações com 'drones' no Iémen contra o 'braço' local da Al-Qaida, uma estratégia a que se juntou no início de 2016 a Arábia Saudita, também com aviões não tripulados.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.