FPF decreta um minuto de silêncio para os jogos até domingo

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 16 out (Lusa) - A Federação Portuguesa de Futebol, a exemplo do que já fizera a Liga de clubes, decidiu decretar um minuto de silêncio antes de todos os jogos das suas competições a realizar entre terça-feira e domingo, em homenagem às vítimas dos incêndios.

A decisão, tornada pública na página oficial da FPF, segue-se a um comunicado, hoje de manhã, no qual se lamentava as mortes ocorridas e se prometia "o apoio possível às populações e às corporações de bombeiros das regiões afetadas".

A federação vai ainda propor à UEFA o cumprimento de um minuto de silêncio antes dos jogos de seleções agendados para este período, isto depois de já ter anunciado que os jogos da primeira jornada do torneio de apuramento do Europeu feminino de sub-19, previstos para Viseu e Santa Comba Dão, não se realizam.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos, 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

FB // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.