Jogos da qualificação para Europeu sub-19 feminino adiados

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 16 out (Lusa) -- Os encontros de qualificação para o Europeu de sub-19 feminino, marcados para terça-feira em Portugal, foram adiados, devido aos incêndios no centro do país, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Os jogos da primeira jornada do 1.º Torneio de Apuramento estavam marcados para terça-feira em Santa Comba Dão e Viseu, zonas muito afetadas pelos incêndios desde domingo.

Portugal ia estrear-se frente à Irlanda do Norte, no Estádio do Fontelo, em Viseu, enquanto Noruega e Chipre se iam defrontar em Santa Comba Dão.

Na terça-feira, haverá nova reunião para reavaliar a situação e para fazer nova calendarização da primeira fase de apuramento, cuja segunda jornada está marcada para 20 de outubro, em Nelas e Mangualde.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 36 mortos, sete desaparecidos, 62 feridos, dos quais 15 graves, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

NFO // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).