Coro de Vila Real troca música por donativos para ajudar famílias carenciadas

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 24 dez (Lusa) -- O Coro Misto de Mouçós, Vila Real, troca neste mês de dezembro música por donativos em dinheiro, alimentos ou vestuário, para distribuir por famílias carenciadas do concelho transmontano, disse hoje fonte da organização.

Rui Fraguito, membro do coro, afirmou à agência Lusa que o coro lançou há cerca de 15 anos a iniciativa "Presépio Solidário" com o objetivo de ajudar as pessoas mais necessitadas. Na altura, segundo explicou, existiam menos associações de apoio, mas também menos carenciados.

A iniciativa repete-se em todas as épocas natalícias, promovendo campanhas associadas ao ano europeu em causa e envolvendo cada vez mais entidades e ajudando cada vez mais pessoas. Este ano assinala-se o Ano Europeu das Comunidades.

Em 2013, a campanha denomina-se "O meu menino Jesus". Durante o mês de dezembro e até ao Dia de Reis, já em janeiro, o Coro Misto de Mouçós faz 10 concertos pelo concelho, conjuntamente com outras organizações, como bandas de música.

O bilhete de entrada "custa" um donativo, que pode ser em dinheiro, bens alimentares, vestuário ou até apadrinhamento de crianças ou de animais e, em troca, quem ajuda recebe também um menino Jesus para o seu presépio.

Em Mouçós, este ano, os donativos vão reverter para a compra de material ortopédico que estará ao serviço da comunidade.

Rui Fraguito referiu que este projeto solidário ajuda cerca de "200 a 400" pessoas do concelho de Vila Real e explicou que a distribuição dos bens é feita em colaboração com os centros paroquiais e instituições das freguesias envolvidas.

Segundo salientou, atualmente são 15 associações e quase mil pessoas do concelho a trabalhar neste projeto.

O Coro Misto possui 35 membros efetivos e conta com o apoio de cerca de 100 voluntários.

PLI // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.