Banco Central da Rússia cancela licença de duas entidades bancárias

| País
Porto Canal / Agências

Moscovo, 24 dez (Lusa) - O Banco Central da Rússia (BCR) anunciou hoje o cancelamento das licenças de operação de mais duas entidades bancárias, no âmbito da sua política de saneamento da banca do país.

Os bancos afetados pela medida do BCR, que entrou em vigor hoje mesmo, são o Askold e o Rubliovski, que por volume de ativos ocupavam em setembro passado as posições 433 e 598 na lista de entidades financeiras russas elaborada pelo Centro de Análises Económicas da agência Interfax.

Segundo o comunicado do BCR, depois de cumprir os requerimentos de provisões bancárias, o Askold ficou sem capital e em meados deste mês praticamente encerrou as suas atividades.

A Agência Seguradora de Depósitos Bancários estimou em 1.500 milhões de rublos (cerca de 33 milhões de euros) o valor a pagar em conformidade com a garantia estatal, que na Rúsia cobre a 100% os depósitos até 700.000 rublos (cerca de 15.500 euros).

Quanto ao Rubliovski, o BCR indicou que a revogação da licença ocorreu devido a problemas de liquidez, à sua política de empréstimos de alto risco e participação em "operações duvidosas".

A 13 de dezembro, O BCR cancelou as licenças de três entidades bancárias que figuravam na lista dos 150 bancos russos com maior volume de ativos: Investbank, Smolenski Bank e BPF.

FV //FV.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.