Polícias do Porto vão ter níveis de stresse analisado pela Universidade

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 06 jun (Lusa) -- Os níveis de stresse dos polícias no Porto vão ser avaliados no âmbito de uma investigação da Universidade local que vai utilizar uma aplicação de 'smartphone' para recolher informações sobre o bem-estar daqueles profissionais.

"Os testes preliminares com a polícia do Porto começam em julho com um grupo reduzido de três agentes e será depois estendido a possivelmente 20 polícias", disse à Lusa Mariana Kaiseler, investigadora do Centro de Competências para as Cidades do Futuro da Universidade do Porto (UP) e responsável pela utilização da aplicação 'SenseMyCity' junto dos agentes policiais.

De acordo com Mariana Kaiseler, estão a ser feitos todos os esforços para que os testes "avancem avançam já em julho" com três agentes e que mais 20 polícias participem no projeto 'SenseMyCity' "entre setembro e outubro" deste ano.

O 'SenseMyCity' é o nome da aplicação desenvolvida para smartphones (telefones inteligentes), tipo Android, no âmbito do projeto Future Cities, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A aplicação tecnológica permitirá registar, através de sensores, o dia-a-dia dos utilizadores, designadamente os níveis de stresse dos polícias ou o combustível que consomem por viagem.

"O processo é simples. O utilizador grava a sua rotina através de sensores embebidos no seu smartphone e, posteriormente, visualiza-a numa página na Internet criada para o efeito", lê-se num comunicado de imprensa do Centro de Competências para as Cidades do Futuro da UP.

O projeto vai permitir analisar dados para chegar a conclusões sobre consumos de combustível por viagem, identificação de zonas com trânsito mais lento, locais ou situações que aumentam os níveis de stresse dos condutores.

Otimizar rotas e consumos, identificar pessoas com padrões de mobilidade semelhante, potenciando a partilha de automóvel e boleias, ou cartografar a inclinação das ruas da cidade de forma a sugerir rotas para bicicletas com pouca inclinação são outras análises que podem ser feitas a partir das conclusões recolhidas através dos smartphones.

A aplicação 'SenseMyCity' pode também ser usada para análise dos dados agrupados de vários utilizadores, como por exemplo estudar o stresse profissional aplicados a bombeiros ou motoristas de autocarro.

CCM // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.