PSD/Açores não indica favorito à liderança do partido a nível nacional

| Política
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 14 out (Lusa) -- O PSD/Açores anunciou hoje que não irá mostrar preferência por candidatos à liderança do partido a nível nacional, nas próximas eleições diretas, agendadas para janeiro.

"Em relação às eleições diretas para o PSD nacional, o PSD/Açores não irá mostrar quaisquer preferências, nem dar indicações de voto aos seus militantes. Cada militante é livre de participar ativamente no processo eleitoral em curso", adiantou hoje, em conferência de imprensa, António Almeida, secretário-geral do PSD/Açores.

O social-democrata leu um comunicado, na sequência de uma reunião da Comissão Política Regional do PSD/Açores, realizada na sexta-feira.

O Conselho Nacional do PSD aprovou, na segunda-feira, a realização de eleições diretas para escolher o presidente do partido em 13 de janeiro e o Congresso em 16, 17 e 18 de fevereiro.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou que não se iria recandidatar ao cargo, dois dias depois de um dos "piores resultados de sempre" do partido em autárquicas e com o argumento de não querer passar a ideia de estar "agarrado ao poder".

Até ao momento, já anunciaram candidaturas à liderança do PSD o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes e o antigo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio.

O ex-líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, o eurodeputado Paulo Rangel e o antigo líder da JSD Pedro Duarte excluíram-se desta disputa interna.

A Comissão Política Regional do PSD/Açores analisou também os resultados das eleições autárquicas no arquipélago e apesar de ter admitido que não foram atingidos os objetivos, considerou que o partido "mantém uma sólida presença no poder local da região".

"O partido aumentou o número de câmaras a que preside e obteve mais de 41% dos votos, enquanto que o Partido Socialista alcançou 45%. Estes resultados são um sinal de futuro para o PSD/Açores, que quer ser cada vez mais uma alternativa ao poder socialista", frisou António Almeida.

O secretário-geral social-democrata anunciou ainda que será implementado um "programa de auscultação regular dos militantes, através da realização de assembleias de ilha temáticas" e que serão promovidas várias conferências, com o objetivo de "desenvolver uma reflexão acerca do momento atual da autonomia e sobre o modo como os Açores e os açorianos estão a viver a democracia".

CYB // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".