OE2018: Governo elimina isenções do ISP na produção de eletricidade a partir do carvão

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 out (Lusa) - O Governo vai acabar com as isenções do ISP à produção de eletricidade a partir do carvão, decisão que marca o início da eliminação dos "incentivos perversos" aos combustíveis fósseis, informou hoje o Ministério do Ambiente.

Inicia-se assim "o processo de eliminação dos incentivos perversos aos combustíveis fósseis, com a eliminação das isenções do ISP à produção de eletricidade a partir do carvão".

Estas medidas pretendem cumprir o objetivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, uma das metas do Governo contempladas na proposta de Orçamento do Estado para 2018, entregue na sexta-feira à noite no parlamento.

O Ministério do Ambiente, liderado por João Matos Fernandes, explica que o caminho para a neutralidade carbónica implica uma alteração do modelo económico baseado em combustíveis fósseis e a aposta centra-se nas energias renováveis, na eficiência energética e na inovação.

As isenções de ISP sobre os combustíveis fósseis como o fuelóleo, o coque de petróleo e o coque de carvão também serão reavaliadas em 2018.

Foi criado um grupo de trabalho para realizar esta avaliação, analisar a fiscalidade que incide sobre a energia, estudar os incentivos prejudiciais ao ambiente e propor a sua eliminação progressiva, devendo entregar um relatório até 31 de julho.

O primeiro-ministro, António Costa, fixou a meta de Portugal conseguir ter neutralidade carbónica em 2050, o que implica uma redução das emissões de gases com efeito de estufa e as centrais termoelétricas são dos principais responsáveis pelas emissões.

Descarbonizar a economia é, assim, um dos objetivos do Governo no sentido do compromisso do Acordo de Paris, obtido em 2015, para a luta contra as alterações climáticas.

EA // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.