PSD queixa-se de "opacidade" nas nomeações da Câmara do Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 dez (Lusa) - O vereador do PSD Ricardo Almeida criticou hoje "a opacidade" que diz envolver a nomeação dos administradores executivos das empresas municipais tuteladas pela Câmara do Porto, ameaçando apresentar "um voto de protesto".

Ricardo Almeida aproveitou um ponto da ordem de trabalhos da reunião pública de hoje do executivo municipal, relacionado com a empresa municipal Domus Social, para levantar a questão e reclamar maior transparência.

O presidente da Câmara, Rui Moreira, não lhe deu qualquer resposta e mais à frente foi a vez de outro vereador social-democrata, Amorim Pereira, voltar a esse tema, sustentando que a designação dos membros das administrações daquelas empresas tem de ir à vereação.

"Os vereadores não devem permanecer na ignorância, sob pena de estarmos a falar de boys do PS", afirmou Amorim Pereira.

O vereador disse tratar-se de uma "questão de transparência" sobre critérios de escolha dos administradores.

Rui Moreira respondeu-lhe dizendo que o critério adotado é de "rigor e competência".

"Não nos deixaremos intimidar", completou o autarca, frisando que a lei sobre esta matéria foi aprovada pelo atual governo PSD/CDS-PP.

"Não quero fiscalizar processos nem fazer processos de intenções", replicou Amorim Pereira.

A reunião prosseguiu com a proposta de "aprovação do tarifário para 2014 das Águas do Porto", que passou quase sem discussão e com a abstenção da CDU e do PSD.

O vereador da CDU, Pedro Carvalho, defendeu que as famílias em situação de "carência económica" deviam ter um benefício nos "primeiros cinco metros cúbicos" de água consumida, designando-o "isenção social".

Nesta reunião camarária também foi aprovada, por unanimidade, a "abertura de um período de discussão pública" de uma proposta de alteração ao Plano de Pormenor das Antas".

Uma técnica do serviço municipal de Urbanismo explicou tratar-se de uma alteração que não vai deturpar o plano, prevendo, nomeadamente, "pequenos acertos na volumetria".

O vereador do PSD Ricardo Almeida quis saber se o FC Porto, cujo estádio se encontra na zona abrangida, está par da alteração.

"Estas alterações não abrangem a área do estádio", afirmou Rui Moreira, acrescentando que "não há nenhuma alteração substantiva"

AYM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.