GNR vai fiscalizar limpeza de terrenos na Batalha

| País
Porto Canal / Agências

Batalha, 23 dez (Lusa) - Militares do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR vão fiscalizar espaços rurais no concelho da Batalha para sensibilizar os proprietários para a aplicação de medidas de defesa da floresta contra incêndios, anunciou a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal da Batalha afirma que a iniciativa, "de grande envergadura e pioneira a nível nacional", vai decorrer no início de 2014 e pretende levar os proprietários a proceder à limpeza de uma faixa de 50 metros em redor das habitações, "reduzindo a densidade arbórea e a vegetação existente", de acordo com a lei.

As ações, segundo a autarquia, vão mobilizar militares do GIPS da base de Alcaria, Porto de Mós, também na identificação de outras infrações como o abandono de resíduos perigosos, pneus, veículos em fim de vida ou a falta de resguardo em poços.

Na nota enviada à agência Lusa, Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, sustenta a importância da iniciativa para o cumprimento da legislação em vigor, "atendendo ao facto de se estar a falar de matérias de grande sensibilidade para o ambiente e para a proteção das pessoas e dos bens".

Os militares da GNR vão ainda fiscalizar terrenos e espaços florestais que apresentem sinais de contaminação pelo nemátodo da madeira do pinheiro.

"Dado que em algumas zonas do concelho foram detetadas já contaminações com o nemátodo, ainda que em situação controlada, o município da Batalha vai realizar nas juntas de freguesia diversas ações de sensibilização com o intuito de facultar esclarecimentos e informações sobre quais os procedimentos a adotar em caso de contaminação dos pinheiros pela praga do nemátodo", refere a autarquia.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.